quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A TRISTE VIDA DE UMA VACA LEITEIRA


Consumo de Leite e de Carne por Pessoa

António Justo
Uma vaca leiteira produz 7.740 quilos de leite por ano (cerca de 20 litros por dia em média). A Alemanha tem, atualmente, 4,21 milhões de vacas leiteiras em 67.319 explorações agrícolas.
Na Alemanha consomem-se, por pessoa, 52 litros de leite bebidos, 17 Kg de iogurte e 25 Kg de queijo, por ano.
Os lavradores recebem atualmente entre 33 e 35 Cêntimos por cada litro de leite. Lavradores alemães queixam-se que um preço de compra ao lavrador justo, para cobrir os custos, deveria andar pelos 40 cêntimos por litro.
Geralmente, depois de três anos de produção de leite, a vaca leiteira aos cinco anos é levada para o matadouro. Uma vaca podia alcançar uma idade de 25 anos. Uma pecuária apropriada à espécie exigiria uma alimentação doméstica em vez de uma alimentação em grandes vacarias com o pasto gene-Soja importado.

Consumo de Carne
A vida de animais em campos de concentração só poderá ser melhorada se o consumo de carne e leite for mais moderado e direcionado no consumo de mais vegetais.
Em 2014 a Alemanha consumia 53 Kg por pessoa, por ano, Portugal 40 Kg, o Brasil 42 Kg, a Espanha 57Kg, a Índia consome 5Kg por pessoa.  Em Portugal o consumo real é certamente maior do que o registado nas estatísticas atendendo ao facto de muitas famílias, no interior, terem galinhas para consumo. Estas são geralmente galinhas felizes porque criadas à solta e com alimentação natural!

Em 2015  o consumo de carne por habitante na Alemanha era de 88,3 Kg por pessoa, o que, tirando os ossos, corresponde a um consumo de 60,3Kg por pessoa.

Quem compara diferentes estatísticas chega à conclusão que os dados estatísticos oscilam bastante.

António da Cunha Duarte Justo

Sem comentários: