sábado, 3 de dezembro de 2016

IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)

IMI
REGIÃO BAIXA TAXA MAS MANTÉM O IMI MAIS ALTO DO PAÌS
A tendência de redução das taxas do imposto já é visível, ainda assim, Setúbal é o distrito com a taxa média mais alta do país. E há apenas um município com a taxa mínima: Alcácer do Sal

Caros amigas, caros amigos:

Está cada vez mais presente na vida (e no bolso) dos munícipes um imposto, que, por sinal, considero bastante injusto na forma como é aplicado entre nós: trata-se do IMI.
Isto na medida em que, para a determinação da taxa a aplicar, não tem em conta, nem a protecção da casa de família, nem a composição do agregado familiar: concretamente o número de filhos.
É verdade que foi criado o IMI Familiar, mas é facultativo (só o aplicam as câmaras que o quiserem fazer), e contempla valores de desconto irrisórios.
Mas dentro da grande injustiça que representa, em geral, entre nós, a aplicação do IMI, talvez não saibam que a sua aplicação no todo nacional (nas 308 câmaras do país) é muito díspar.
Mas não só este facto está bastante ofuscado pela falta de informação, como há muito ruido e desinformação sobre este imposto, isto como forma de confundir as pessoas.
Para o contrariar, nada melhor do que analisar, tratar e apresentar os dados obtidos, esclarecendo, assim, quem quiser ser esclarecido.
É o que procurei fazer nos dois artigos que publiquei dia 15/11 no Diário da Região n.º 1250 (páginas 6 e 7).
Pode lê-los aqui:
Nestes artigos há 4 quadros que contêm a informação essencial, e, para melhor neles se analisar os dados que coligi, destaquei-os, o que permite a cada um dos leitores imprimi-los facilmente.
Podem aceder aos 4 quadros aqui:
Quadro 1:
Quadro 2:
Quadro 3:
Quadro 4:

Boa leituras.

Manuel Henrique Figueira
Munícipe em Palmela

Sem comentários: